Logo_1

A história da advocacia no Brasil passa pela AASP, que reúne entre suas atividades a memória da categoria que se uniu para criar uma instituição ímpar: de filiação voluntária e comprometida com o ideal de excelência na prestação de serviços para dar suporte à atividade profissional.

Foi em 1943 que o grupo liderado por Walfrido Prado Guimarães deu origem à maior associação de advogadas e advogados da América Latina. São aproximadamente 75 mil advogadas e advogados em todos os estados do Brasil.

Nestas oito décadas, a AASP cresceu em torno do propósito dos seus fundadores: de facilitar o dia a dia da advocacia. E o portfólio abrange produtos e serviços que beneficiam quem ainda estuda Direito, os bacharéis que se preparam para o exame da Ordem, a jovem advocacia ou os profissionais mais experientes.

Até hoje o serviço de intimações, por exemplo, criado na década de 1940, é uma referência no país. E a ele se juntaram muitos outros: as calculadoras judicial e trabalhista; o gerenciador para escritórios; a pesquisa de jurisprudência; o Centro de Mediação; cursos, palestras e encontros jurídicos; digitalização de processos, entre muitos outros.

Em 1945, a AASP lançou sua primeira publicação institucional: o Boletim AASP, material quinzenal que combina conteúdo técnico e notícias. No mesmo ano, foi ministrado o primeiro curso de atualização jurídica. O tema foi Processo Civil. E inaugurada, também, a biblioteca, que recentemente passou a contar com a versão digital, para facilitar a consulta das obras.

Desde 1980, a Revista do Advogado se propõe a debater com profundidade técnica temas relevantes para a área jurídica. São quatro edições por ano com artigos cuidadosamente selecionados, escritos por renomados juristas e especialistas no assunto, e coordenada por grandes nomes do Direito.

Inovar é uma tradição na AASP. Os mais recentes lançamentos são a Incubadora AASP, que impulsiona startups na criação de novas soluções para o mercado jurídico, o Assinador AASP e a rede profissional AASP Conecta. Outras novidades para associadas e associados são a gratuidade do certificado digital e as novas versões do Aplicativo AASP e do Portal AASP.

A AASP atua, nessas oito décadas, de forma ininterrupta e firme em prol da advocacia e da sociedade brasileira também em seu pilar social, com o AASP Solidária, por exemplo. O Estado Democrático de Direito sempre foi uma bandeira da Associação, que entende ser esse um pilar incontestável para o exercício da advocacia. Por isso, além de participar de comissões legislativas, a Diretoria tem especial atenção com os processos políticos que desenvolvem o país.

Data de 1961, na gestão de Roger de Carvalho Mange, o primeiro manifesto da AASP em defesa da democracia. Na década de 1970, a Associação, já reconhecida como de utilidade pública, transformou-se em centro de debate da redemocratização, reunindo representantes de diversos setores da sociedade civil para pensar o caminho de um Brasil livre.

Em 1979, promoveu uma semana de debates sobre os efeitos da Lei de Anistia que culminou com um documento em que o Conselho expressa “seu júbilo pelo fim do AI-5”. Nas décadas seguintes, a AASP se engajou na defesa das eleições “Diretas Já”, na redemocratização do Brasil, e enfatiza a necessidade indispensável da advocacia para administração da Justiça.

A defesa dos direitos e dos interesses da classe, em todo o território nacional, além do compromisso de esclarecer, provocar o debate e cobrar o Poder Público sobre decisões que beneficiem toda a sociedade civil, é pilar importante da casa. Por meio do AASP em Ação, a Associação foi decisiva em decisões sobre taxas judiciais, atuação do Judiciário, formato de audiências e outras tantas causas.

São décadas de muita história e um único texto não consegue resumir tudo o que já foi feito. Assim nasce o projeto Memória AASP, que reúne fatos, registros históricos, vídeos, fotos e muito mais. Você pode navegar pelo nosso site e conferir mais sobre nossa trajetória e sobre a advocacia nacional. Confira!

Muitas histórias!

São 80 anos sendo movida pela inovação, excelência, parceria, conexão e transparência. Sempre à frente do seu tempo, ao longo dessa trajetória, reinventou-se diante de diferentes contextos e cenários, mantendo intacto o que cultiva de mais importante: o propósito de apoiar e potencializar o exercício da advocacia.

 

Preparamos um documentário especial para contar essa história. Confira!

AASP por Você

Relatos de associadas, associados, presidente, ex-presidentes, diretores, colaboradoras, colaboradores e personalidades do Direito, sobre a Associação.

Confira o olhar daqueles que a cada dia fazem a nossa história!

Reproduzir vídeo

Uma imagem vale mais do que mil palavras, já diz o ditado!

Conheça a nossa história a partir de imagens registradas ao longo do tempo.

Páginas da nossa história

As oito décadas trabalhando para facilitar o exercício da advocacia, criar a mais completa rede de suporte profissional do país e defender o direito e interesses de advogadas e advogados do Brasil foram marcadas por fatos que se confundem com a história do Direito brasileiro.

Esses momentos tão especiais podem ser revisitados e estudados em nossos livros: A trajetória da Associação dos Advogados de São Paulo, lançado em 2006, e Gerações a serviço da advocacia, lançado em 2013.

Clique nas capas para baixar os livros.

Fale conosco

Se você tiver mais informações, quiser deixar seu relato ou encaminhar material que faça sentido para nossa história, escreva para memoria@aasp.com.br.

Um abraço!

Equipe Memória AASP

Rua Álvares Penteado, 151 – Centro
São Paulo – SP – CEP 01012 905

Tel.: (11) 3291 9200 (capital e região metropolitana de São Paulo)
ou 0800 777 5656 (outras localidades)

WhatsApp: (11) 99424 6731